-
Arquitetos: ZGF Architects
- Área: 1600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Garrett Rowland
-
Fabricantes: Bolyü, Covering Chile, Kahrs, Milliken, Naughtone, PentalQuartz, Pure + FreeForm, Tri-kes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a empresa de tecnologia Expensify expandiu suas operações para Portland, OR em 2017, encontrou um lar perfeito no prédio do National Landmark First National Bank. A ZGF fez uma parceria com a Expensify para projetar um interior que reflete o lema do ambiente de trabalho: “escolha sua própria aventura”, prestando homenagem à empresa. Tendo em mente que a Expensify não é proprietária do prédio, as intervenções precisavam falar não só da grandeza duradoura dos interiores existentes, mas também das realidades de um prazo de aluguel finito.
Cada espaço no edifício de quatro pavimentos é iluminado por claraboias, complementados por colunas clássicas, bancos gigantes e detalhes art déco que funcionam como locais de trabalho. Os lugares não são atribuídos, as salas de conferência não podem ser reservadas e os funcionários escolhem onde sentar, dependendo de seu estilo individual, humor e da tarefa a ser realizada. O nível principal inclui uma cozinha abastecida com lanches, kombucha-on-tap e uma sala de estar, enquanto uma mesa comum de madeira e metal incrustada preside a zona adjacente. No nível de cima, a sala da diretoria possui uma estética moderna com um salão de paredes revestidas com espelho onde está localizado um conjunto de portas escondidas. No terceiro pavimento, um espaço revestido com madeira de carvalho, projetado com formas que lembram técnicas e estilos de construção escandinavos, oferece a área de convivência individual e comunitária para reuniões privadas.
A ZGF cuidadosamente equilibrou as necessidades de espaço e a importância histórica do edifício ao projetar um conjunto de salas de conferência localizadas em frente e acima da escadaria da entrada principal, fazendo referência aos detalhes e proporções históricas. Com reminiscentes da Grand Central Station ou cenas do The Great Gatsby, os visitantes que chegam ao escritório caminham pelo lance de escadas de carvalho para encontrar em frente a ele outra escadaria de vidro, aço e madeira, cuidadosamente detalhada, fazendo uso do enorme volume do átrio e conectando criativamente os diferentes níveis do edifício existente. A escada é flanqueada por dois espaços de trabalho envidraçados e revestidos de metal onde estão áreas de trabalho funcionais. Concebidas como uma espécie de casa na árvore, a ideia é reforçada por uma chaise suspensa que está pendurada em um dos espaços de trabalho como um balanço.
Os funcionários da Expensify abraçaram totalmente o novo escritório e, em qualquer dia, podem ser vistos percorrendo um espaço ao outro, com o computador debaixo do braço e muitas vezes com um ou dois cachorros a tiracolo.